100% Design, 100% Portugal

Terminou hoje o The London Design Festival, que transforma todos os anos Londres na capital do design mundial. Um evento dedicado ao design, à inovação e à criatividade com a participação de artistas e obras de todo o mundo.

Portugal marcou presença em alguns dos mais de 300 eventos e exposições espalhadas pela cidade, sendo a participação do grupo Amorim, no Victoria & Albert museum, uma das mais aplaudidas.

Naquele que é talvez o maior museu de artes decorativas e de design de Londres, a corticeira Amorim e o estúdio de design e arquitectura FAT – Fashion Architecture Taste – apresentaram um piso de cortiça natural na ponte das Galerias Medievais e Renascentistas.

Piso de cortiça no Victoria & Albert museum, em Londres.

Piso de cortiça portuguesa com padrão associado à região do Douro, no Victoria & Albert museum, em Londres.

Esta abordagem vanguardista permite ao visitante descobrir as propriedades visuais e tácteis da cortiça, testemunhando ainda outras mais-valias intrínsecas como a performance de isolamento aos níveis térmico e acústico.

O trabalho já recebeu tantas críticas, que corre o sério risco de ficar em definitivo no museu, o que contribuirá para promover o potencial da cortiça nacional e aquela que já é a empresa líder do sector a nível mundial.

Mas Portugal não produz nem exporta apenas cortiça. Pela feira 100% Design passaram também várias marcas ligadas à indústria do design e do mobiliário, sendo a maioria oriundas do Norte do país, como pude testemunhar.

100% Design

100% Design100% Design

100% Design

100% Design

100% Design

100% Design

 

Estas participações são sinal de expansão e internacionalização, e provam que em tempos de crise nunca foi tão importante “olhar para fora”!

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.